web design, webmaster, hosting, domínios, conteúdos digitais,…

Pretendemos publicar uma série de artigos dedicados ao WordPress para partilhar conhecimentos e recursos sobre esta plataforma de desenvolvimento de websites com CMS (Content Management System).

Existem muitas plataformas e sistemas que podemos usar para criar sites e pretendemos escrever também sobre alguns deles, mas vamos começar com o WordPress, por ser este o nosso sistema preferido e também o preferido da maioria.

Com estes artigos pretendemos divulgar e facilitar o conhecimento do ecossistema WordPress por forma a que qualquer pessoa possa usá-lo para criar e manter os seus próprios sites.

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdos (CMS) que permite criar sites, blogs ou lojas online a partir do zero ou melhorar sites existentes. Tornou-se uma das plataformas de criação de sites mais populares do mundo. Em outubro de 2021, estimava-se que o WordPress alimentasse cerca de 43% dos sites existentes!

Pode encontrar mais informações sobre o WordPress e a sua história na Wikipedia bem como no seu próprio site: https://wordpress.org.

Provavelmente também já encontrou o endereço https://wordpress.com. Mas não deve confiundir os dois! O wordpress.com é um serviço executado pela Autommatic (desenvolvedora do WordPress) onde podemos subscrever um sistema integrado com um nome de domínio, hospedagem web e um site construído em WordPress. No entanto, embora possamos falar sobre wordpress.com mais tarde, o foco destes nossos artigos é o uso do WordPress como plataforma CMS para os nossos sites, mantendo total independência para escolhas como hospedagem web e registos de domínios. Portanto, o endereço que nos interessa aqui, é o wordpress.org!

Os sites que usam o WordPress como plataforma, são referidos como sites WordPress ou sites WP e podem ser encontrados em qualquer lugar e sob qualquer forma, desde sites de pequenas empresas até blogs de alto tráfego e lojas online. Se está a pensar em criar um site, blog ou loja online, há muitas razões pelas quais deve considerar o uso do WordPress como plataforma de eleição:

  • É relativamente fácil de configurar e manter.
  • Funciona com uma variedade virtualmente infinita de temas diferentes para que o seu site tenha uma aparência única e possa mudar sempre que quiser .
  • Está em constante atualização e apresenta regularmente melhoramentos e novos recursos.
  • É uma das plataformas de sites mais seguras do mercado. A sua popularidade significa que existe uma grande comunidade de pessoas dedicadas a mantê-lo seguro e a atualizá-lo regularmente.
  • O próprio WordPress é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode ver como ele funciona e fazer alterações conforme as suas próprias necessidades.

Temas WordPress

Existem dois tipos de temas do WordPress (WordPress themes) disponíveis: gratuitos e premium.

Os temas WordPress gratuitos estão disponíveis para download em wordpress.org e podem ser instalados diretamente através do painel de administração do WordPress. Alguns podem ser de código aberto e não ter suporte do desenvolvedor, mas muitos são na realidade versões mais simples de temas premium que podemos usar gratuitamente e comprar mais tarde para desbloquear opções e recursos mais avançados.

Os temas premium do WordPress são temas pagos que vêm com recursos adicionais e suporte do desenvolvedor. Além de encontrarmos muitos através do painel de administração, podemos também comprar esses temas em mercados online como o Themeforest.net, por exemplo, ou diretamente nos sites dos desenvolvedores de temas.

Plugins do WordPress

Os plugins do WordPress são programas de software criados para executar uma função específica ou um conjunto de funções num site WordPress funcionando como extensões.

Existem plugins para quase tudo que se possa imaginar! Desta forma, podemos virtualmente criar um site com os recursos exatos que necessitarmos ou desejarmos.

A maioria dos plugins está disponível gratuitamente no repositório de plugins do WordPress.org e, tal como, os temas, podem ser comprados para desbloquear funções mais avançadas.

Também como os temas, os plugins podem ser instalados diretamente no painel de administração do WordPress ou podem ser carregados manualmente via FTP. Uma vez instalados, quer os plugins, quer os temas, podem ser ativados ou desativados conforme desejarmos.

Widgets do WordPress

Os widgets são uma ótima maneira de adicionar conteúdo e recursos ao seu site. Os widgets do WordPress foram originalmente criados para fornecer uma maneira simples e fácil de adicionar elementos de design a um site. Atualmente, tornaram-se uma ferramenta essencial para web designers e desenvolvedores. Há uma variedade de widgets disponíveis, variando de caixas de texto simples a formulários de contacto complexos. Os widgets mais populares incluem:

  • Widget de texto: permite adicionar texto ou código HTML à barra lateral ou a outras áreas com widgets.
  • Widget de imagem: permite adicionar uma imagem à barra lateral ou a outras áreas com widgets.
  • Widget de pesquisa: adiciona um formulário de pesquisa à barra lateral ou a outras áreas com widgets.
  • Widget de calendário: adiciona um calendário das postagens do seu blog à barra lateral ou a outras áreas com widgets.
  • Widget de artigos recentes: mostra uma lista dos artigos mais recentes do seu site ou blog na barra lateral ou em outras áreas com widgets.
  • Widget de categorias: mostra uma lista de categorias na barra lateral ou em outras áreas com widgets.

Existem também muitos plugins que adicionam widgets ao WordPress. Esses plugins fornecem geralmente mais recursos e opções do que os widgets padrão do WordPress. Alguns plugins de widgets populares incluem:

  • Gravity Forms: Adiciona um widget construtor de formulários de arrastar e soltar ao WordPress.
  • WPForms: adiciona um widget de construtor de formulários de arrastar e soltar ao WordPress.
  • Contact Form 7: Adiciona um widget de formulário de contato para
  • WordPress.

Menus WordPress

A maioria dos temas do WordPress vem com menus embutidos que podemos usar para navegar pelo website. Os menus do WordPress são amigáveis e fáceis de configurar. Depois de criar um menu, podemos personalizá-lo adicionando submenus, alterando a ordem dos itens, especificando quais menus devem ser exibidos em cada local do site e muito mais.

Configurações do WordPress

As configurações do WordPress permitem-nos controlar a forma como o nosso website funciona. Podemos definir coisas como o nome do nosso site, informações de contato, como desejamos que os artigos sejam organizados, escolher quais os plugins e qual o tema que desejamos usar e muitas outras opções.

Segurança do WordPress

A segurança do WordPress é um problema crítico para qualquer site WordPress. Como se trata do sistema de gestão de conteúdo (CMS) mais popular em uso atualmente, os sites do WordPress costumam ser alvo de ataques de hackers e cibercriminosos. Existem várias etapas que podemos seguir para proteger um site WordPress, mas é importante lembrar que nenhum sistema é 100% seguro. A melhor maneira de proteger o nosso site é manter a instalação do WordPress e todos os plugins e temas atualizados e usar senhas fortes para todas as contas de utilizador.

Além de tomar medidas básicas de segurança, existem muitos plugins de segurança disponíveis para o WordPress que podem ajudar a proteger ainda mais o nosso website. Esses plugins adicionam camadas de proteção como autenticação de dois fatores e verificação de existência de malware, por exemplo.

Embora não seja possível garantir que o nosso site nunca será invadido, seguir estas dicas ajudará a dificultar o acesso de hackers.

Manutenção do WordPress

É importante manter o site WordPress atualizado. Versões desatualizadas do WordPress, temas e plugins podem ser um risco de segurança. Cada nova versão do WordPress, tema ou plugin inclui atualizações de segurança e correções de manutenção. Eles são lançados com frequência e devem ser instalados o mais rápido possível. Isso significa que um site WordPress precisa de cuidados regulares. Negligencie isso e o seu site estará no caminho de problemas.

O que se segue

Nos próximos artigos desta série pretendemos falar sobre como registrar um nome de domínio para o seu site, encontrar um provedor de hospedagem web, escolher um plano de hospedagem, instalar o WordPress, temas e plugins e configurar opções e recursos.

Ainda não temos uma programação, mas atualizaremos este artigo com novas informações assim que possível. Tentaremos publicar novos conteúdos com alguma regularidade. Também atualizamos os nossos artigos já publicados com mais e melhores informações sempre que possível, portanto, verifique sempre a data da última atualização de cada um.

 

VISITE O WEBSITE:

wordpress.org

5 / 5. Avaliações: 1

Ainda sem avaliações.

Pin It on Pinterest

Share This