Wayback Machine – o arquivo da Internet

A Wayback Machine é uma grande ideia tornada realidade: um arquivo digital da World Wide Web! Ela permite-nos ver como os sites eram no passado. É uma ótima ferramenta para qualquer pessoa interessada no passado da Web e bastante útil sempre que desejarmos ver como era um site num determinado momento do passado. O arquivo foi lançado em 2001 e é administrado pela organização sem fins lucrativos Internet Archive em São Francisco, Califórnia, EUA.

Para usar a Wayback Machine, basta inserir o URL de uma página de Internet na caixa de pesquisa do site e clicar no botão “BROWSE HISTORY”! Obteremos então uma lista de versões arquivadas dessa página que poderemos visualizar clicando em cada versão disponível.

Adicionalmente, se criarmos uma conta no site, poderemos usar outros recursos, como salvar favoritos, por exemplo.

Um recurso interessante da Wayback Machine é a opção “Salvar uma página”. Este recurso permite arquivar um URL e criar um link permanente para o mesmo. Desta forma, podemos ter um link para um determinado site mostrando exatamente como aquele era num determinado momento. Isto funciona como uma espécie de “citação” e é algo mais convincente do que uma simples captura de ecrã, por exemplo. Através desta funcionalidade, podemos até usar a Wayback Machine como prova legal, caso precisemos.

A Wayback Machine guarda o registo histórico de mais de 625 bilhões de páginas da web possibilitando a visualização da versão original de qualquer site e as suas atualizações subsequentes.

Este site é, sem dúvida, uma ferramenta valiosa para qualquer webmaster, web designer, profissional de web marketing ou qualquer pessoa interessada no passado da World Wide Web.

WEBSITE:

web.archive.org

5 / 5. Avaliações: 1

Ainda sem avaliações.

Comentar

Translate »